Experiências do Sistema Campo Limpo integram programação do Enfisa 2015

Desafios do programa de logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas complementam agenda do evento que acontecerá em Salvador (BA)

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Maio de 2015 Edição do Mês

Com informações da Assessoria de Imprensa


Entre os dias 18 e 22 de maio, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, integrará a programação do Encontro de Fiscalização e Seminário Sobre Agrotóxicos (Enfisa 2015). A presença do instituto no evento, que acontecerá no Hotel Pestana de Salvador (BA), será durante os seminários.

Durante os seminários do dia 21, será apresentada, às 11h, a palestra “Logística reversa de agrotóxicos impróprios”, ministrada pelo diretor-presidente do InpEV, João César Rando e moderada pelo Sr. Armando Nascimento da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB). Para o diretor-presidente, não há momento mais adequado do que o Enfisa para o instituto compartilhar e debater a adoção de práticas responsáveis como as realizadas pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). E completa: “No primeiro trimestre do ano, o Sistema destinou de forma ambientalmente correta 10.933 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o país. Comparado ao mesmo período de 2014, a logística do material alcançou um crescimento de 4%”.

Além da palestra no dia 21, o inpEV participará do painel “Logística reversa de agrotóxicos impróprios – o que muda com a resolução CONAMA 465”. Estarão presentes os gerentes de Operações do inpEV, Antonio Carlos do Amaral e Paulo Ely, e a Gerente de Sustentabilidade, Maria Helena Calado. As discussões temáticas, que acontecerão no dia 19, estão previstas para ocorrerem das 14h às 18h.

O Enfisa é uma realização da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins (Mapa/SDA/DFIA/CGAA) e da Adab. Sete entidades de representação do setor de insumos agrícolas apoiam o evento: Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Associação Nacional de Defensivos Genéricos (Aenda), Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), inpEV, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), União dos Fabricantes Nacionais de Produtos Fitossanitários (Unifito) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

Para mais informações acesse www.enfisa.net.

Sobre o Evento -  O ENFISA reúne profissionais comprometidos com a segurança do produto vegetal que chega à mesa de consumidores no Brasil e no exterior. É através das ações de fiscalização de agrotóxicos que os produtos não-conformes, ilegais ou contrabandeados são retirados de circulação, que o produtor e o revendedor que não atendam à legislação são identificados e autuados. Portanto, a fiscalização de agrotóxicos e afins é crucial para assegurar a idoneidade destes importantes insumos.

Sobre o inpEV -  O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Fundado em 14 de dezembro de 2001, o inpEV entrou em funcionamento em março de 2002. Desde então, o instituto integra os diversos elos da cadeia, coordena as atividades para a destinação do material e promove ações de conscientização e educação. Formam o rol de associados do inpEV mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria, dos canais de distribuição e dos agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Notícias Relacionadas